Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Conheça as diversas aplicações da fibra óptica

A tecnologia de transmissão de dados por fibra óptica trouxe ganhos de eficiência e alcance, quando comparada aos cabos convencionais, que utilizam sinais elétricos.

Essas vantagens são aproveitadas em vários segmentos, que vão além das aplicações mais conhecidas, como a Internet. Algumas dessas áreas incluem a medicina, a indústria e as redes de comunicação em grandes distâncias.

Listamos, neste post, algumas das aplicações da fibra óptica nesses diversos segmentos. Confira!

Medicina

Cabos de fibra óptica, em geral, possuem um tamanho bem reduzido, composto por filamentos da ordem de um oitavo de milímetro de diâmetro — comparáveis a um fio de cabelo.

Isso possibilita que as redes de comunicação sejam mais compactas. Esse fator faz diferença no campo da medicina, principalmente quando se trata de procedimentos cirúrgicos.

Banner para e-book sobre fibra óptica.

Dentre as aplicações da fibra óptica na área médica, é possível encontrar diversos tipos de sensores, como, por exemplo:

  • Pressão;
  • Temperatura;
  • Vazão.

O funcionamento desses sensores se baseia nas pequenas interferências que as variações de pressão, temperatura e vazão causam no material que compõe a fibra óptica.

Cabo de fibra óptica com câmera conectada na ponta.

Exemplo de cabo de fibra óptica utilizado em cirurgias.

Essas interferências são interpretadas em sinais digitais e convertidas em informações, utilizadas no monitoramento durante procedimentos médicos, que exigem precisão e rapidez na transmissão de dados.

Outro aparelho utilizado para inspeções médicas é o fibroscópio — um cabo de fibra óptica com uma espécie de câmera na ponta —, capaz de gerar imagens nítidas em lugares muito pequenos e difíceis de alcançar.

Aplicações industriais

Outra vantagem desses cabos é a resistência a condições mais severas, principalmente as de natureza eletromagnética, o que garante aplicações da fibra óptica em ambientes industriais.

Esse tipo de situação exige também um bom nível de isolamento elétrico. Em cabos de fibra óptica, mesmo com camadas extras de proteção instaladas, o tamanho permanece compacto, tornando-os mais convenientes do que os cabos convencionais.

Na indústria, essa tecnologia pode ser utilizada para integrar o monitoramento de uma variedade de equipamentos, como válvulas e CLPs (controladores lógicos programáveis).

A comunicação entre esses dispositivos permite criar uma rede de transmissão de dados em tempo real, oferecendo uma visão total dos processos em execução na indústria e contribuindo para melhorar a eficiência das empresas.

Sensores de monitoramento industrial.

Sensores com cabos de fibra óptica para rápida comunicação.

Cabos submarinos

Os convencionais cabos de cobre possuem uma desvantagem quando a transmissão de dados acontece em longas distâncias.

Isso porque, por se tratar de sinais elétricos (e não luminosos, como no caso da fibra óptica), estão sujeitos a um maior nível de interferência, o que exige mais infraestrutura para a propagação do sinal.

Nesse aspecto, abre-se mais espaço para aplicações da fibra óptica em ambiente submarino.

Hoje, grande parte do sinal de Internet que viaja entre países e continentes acontece por meio de uma rede de cabos submarinos. A Google, por exemplo, é uma empresa que investe bastante nesse tipo de tecnologia.

Por meio deste link, é possível visualizar um mapa com a rede de cabos submarinos dos servidores da Google, juntamente com os futuros investimentos previstos.

As diversas aplicações da fibra óptica se devem à qualidade do sinal e sua velocidade, aliados à resistência dos cabos a condições adversas. Essa tecnologia se configura como uma das grandes tendências para o futuro.

A Ligue é uma empresa que oferece serviços de Internet via fibra óptica, com cobertura para as cidades paranaenses de Araruna, Campo Mourão, Cianorte, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Jussara, Marialva, Paiçandu e Peabiru. Clique no banner para conhecer os planos!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *