Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como checar a velocidade da sua Internet?

A Internet funciona através de uma troca de dados entre o provedor e o usuário. Por isso, é preciso que algumas condições estejam funcionando corretamente para que haja uma conexão estável.

Checar velocidade da Internet pode te ajudar a identificar se há algum problema com a conexão e onde esse problema pode estar. Assim, ficará mais fácil resolvê-lo.

Continue a leitura para aprender como checar velocidade da Internet e analisar os resultados do seu teste.

Por que fazer o teste

Existem diversos fatores capazes de afetar sua conexão. Interferências no sinal, instabilidade no roteador, programas abertos e número de pessoas acessando a rede são alguns deles.

Checar a velocidade da sua Internet serve como diagnóstico para resolver problemas que possam acontecer com a sua conexão. De acordo com o número de dados recebidos, você saberá reconhecer onde está o problema e poderá trabalhar para resolvê-lo.

Outra razão é conferir se o plano de Internet contratado está sendo entregue da maneira correta. Em muitos casos, a provedora não entrega corretamente a quantidade de dados prevista em contrato, e isso pode ser identificado através do teste de velocidade.

Dentro do teste, também é possível reconhecer a diferença entre os dados de upload e o download.

Como checar velocidade da Internet

Fazer o teste de velocidade é bem simples. Antes de qualquer coisa, você deve escolher um site que faça essa checagem. Alguns deles são Simet, Nperf, Minha Conexão, Fast e Teste de Velocidade.

Para ter um melhor resultado, feche todos os programas e interrompa os downloads, pois isso pode causar instabilidade na conexão.

Você também pode fazer o teste com um cabo de rede e via wifi para checar a diferença entre as velocidades. Se os números forem muito diferentes, pode ser que o problema esteja no roteador.

Outra opção é fazer a checagem em dois aparelhos diferentes. Caso haja distinção entre os resultados, pode ser o problema esteja no receptor do sinal.

checar velocidade da internet

Exemplo de teste de velocidade

Para exemplificar como funciona a checagem, utilizamos uma captura de tela do site Simet, criado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Ao entrar no site, clique no botão Medir. Após cerca de um minuto você terá acesso ao resultado. Será a média da sua conexão durante o período indicado.

Dados da checagem

A checagem gera alguns dados interessantes. Os números de download e upload representam, respectivamente, a velocidade que sua conexão consegue receber ou enviar dados.

O download é utilizado, por exemplo, quando assistimos filmes, vídeos, baixamos arquivos e ouvimos música. Já o upload quando enviamos mensagens, subimos arquivos na rede e postamos fotos nas redes sociais.

Outro dado importante é o número do Ping, que mede o tempo com que sua Internet consegue enviar e receber o mesmo sinal. Por isso, quanto menor o número do seu Ping, mais rápido sua conexão deve estar funcionando.

Para quem joga games online, ter esse índice baixo é muito importante, já que a sua rede deve enviar e receber muitos dados ao mesmo tempo.

A Ligue é uma provedora que oferece Internet via fibra óptica para Campo Mourão, Peabiru, Araruna, Engenheiro Beltrão, Cianorte, Doutor Camargo, Jussara e Paiçandu e garante por contrato a entrega total do tráfego e estabilidade na conexão.

Clique no banner abaixo para conferir os planos!

Banner para o site com os planos de Internet da Ligue.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *