Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como comprar um bom roteador?

O roteador é diretamente responsável pela distribuição da sua internet. Por isso, escolher um aparelho errado pode comprometer a qualidade do seu sinal.

Na hora de comprar o aparelho, podem ficar muitas dúvidas em relação a qual é o modelo mais adequado para a sua internet. Sendo assim, continue lendo e acompanhe as nossas dicas de como comprar roteador!

Frequências de roteador

A internet sem fio, conhecida como IEEE 802.11, ocorre através da transmissão de dados por ondas eletromagnéticas. Para isso, é necessário que sua emissão ocorra através da frequência adequada. As mais utilizadas para a propagação da internet são de 2,4 e 5 GHz.

Apesar dos valores, não existe um formato melhor. São duas frequências diferentes e cada uma tem suas particularidades.

Quanto maior o número de GHz (gigahertz), menor o comprimento da onda. Isso influencia diretamente no seu alcance.

A frequência de 2,4 GHz é a mais utilizada, pois boa parte dos aparelhos é configurado para esse tipo de roteador. Isso nem sempre é bom, pois pode gerar interferências na sua conexão. Apesar disso, ela tem um melhor alcance pois seu comprimento de onda é maior.

Já a frequência de 5 GHz consegue transmitir mais dados por minuto e não sofre tanta interferência. Porém, o alcance é menor e suas ondas têm maior dificuldade para atravessar obstáculos como paredes.

O ideal, quando se trata de frequências, é comprar um roteador que consiga trabalhar em ambas, chamado de Dual Band. Com isso, ele poderá se adaptar à sua conexão de acordo com a melhor frequência no momento.

Se não houver essa possibilidade, em uma conexão caseira, utilize um roteador que trabalhe em 2,4GHz, pois a maioria dos dispositivos trabalha nessa frequência. Nesse caso, fique atento a alguns detalhes que possam melhorar o sinal.

Padrões de roteador

Assim como as frequências, os roteadores também apresentam diferentes padrões, que dizem respeito às suas características. São importantes para normalizar as conexões, permitindo uma sintonia entre o provedor e os aparelhos.

Os mais comuns variam entre A, B, G e N. Essas são suas principais diferenças:

  • Padrão A: trabalha na frequência de 5 GHz, tem um alcance máximo de 120 metros e transmissão de dados de até 54 Mbps.
  • Padrão B: trabalha na frequência de 2,4 GHz, tem um alcance máximo de 140 metros e transmissão de dados de até 11 Mbps.
  • Padrão G: trabalha na frequência de 2,4 GHz, tem um alcance máximo de 140 metros e transmissão de dados de até 54 Mbps. É uma atualização do modelo B.
  • Padrão N: trabalha nas frequências de 2,4 e 5 GHz. Tem um alcance máximo de 250 metros e transmissão de dados de até 600 Mbps.

A tecnologia mais recente e que trará mais benefícios é a do padrão N. Além de maior alcance, ela é capaz de transmitir mais dados por segundo e se adapta a diferentes frequências.

Apesar de algumas vezes não ser tão barato, o roteador é um item que dura anos e vai garantir que você utilize melhor sua internet. Tanto em casa quanto na empresa, ter um bom aparelho fará toda a diferença.

como comprar roteador

Plano de internet

O principal fator na hora de escolher o roteador é a compatibilidade entre o aparelho e seu plano de internet. Comprar um roteador caro e ter uma velocidade de conexão baixa não deve adiantar.

Portanto, para decidir como comprar roteador, compare a velocidade da conexão às especificações do aparelho desejado.

A Ligue oferece internet fibra óptica de até 250 mega para as cidades de Campo Mourão, Peabiru, Araruna, Engenheiro Beltrão, Cianorte, Doutor Camargo, Jussara e Paiçandu, todas no Paraná. Clique no banner e confira os planos!

Banner para o site com os planos de Internet da Ligue.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *