Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

5 dicas para melhorar o sinal da Internet

A internet sem fio está presente em diversas atividades que fazemos todos os dias para entretenimento, trabalho e estudos. Por isso, um sinal fraco pode prejudicar os afazeres e causar muito desconforto.

A baixa intensidade do seu wi-fi pode estar ligada a diferentes fatores, que vão desde a posição do roteador até os programas e as páginas que estão abertas no computador ou smartphone.

Confira neste post as melhores dicas de como melhorar o sinal da internet e aproveitar sua conexão sem nenhuma interferência.

1. Atualize seus aparelhos

Se você atualiza seu computador e celular com frequência, por que não fazer o mesmo com o seu roteador? Assim como outros aparelhos, eles podem ficar obsoletos, prejudicando a velocidade e a incidência da sua conexão.

Pode ser que você precise atualizar o firmware, que pode ser baixado gratuitamente no site do fabricante. Se houver alguma dúvida com relação a isso, procure uma assistência especializada. Se mesmo assim o roteador não transmitir a conexão conforme seu plano, talvez seja a hora de trocá-lo.

2. Feche os aplicativos que você não está usando

Muitos programas são inicializados quando você liga seu computador ou smartphone, mesmo que você não os use com frequência. Verifique as configurações de aplicações para saber se não há janelas desnecessárias abertas, como a do Skype.

Se você utiliza torrents, lembre-se de desligá-los quando os downloads estiverem completos, pois eles continuam utilizando seus dados. Jogos online e streamings de vídeo também podem “sequestrar” boa parte do sinal.

Se você divide a conexão com mais pessoas na sua casa, lembre-se de alertá-los a respeito disso, pois mesmo abertos em outros dispositivos, esses programas podem afetar a sua internet.

como melhorar o sinal da internet

Verifique se nenhum programa ou aplicativo está roubando sua conexão.

3. Posicione seu roteador no lugar correto

A internet funciona através de ondas eletromagnéticas, assim como outros aparelhos presentes na sua casa, e deixar seu roteador perto deles pode causar uma competição por sinal.

Alguns dos aparelhos que podem arruinar sua conexão são geladeiras, micro-ondas, telefones sem fio, controles de garagem e máquinas de lavar, portanto, procure instalar o modem longe deles.

Além disso, quanto mais obstáculos houver entre o roteador e o seu dispositivo, pior será o sinal que ele irá receber. Procure posicioná-lo em um cômodo central de casa ou do escritório para que distribua igualmente a conexão. Colocá-lo em um lugar alto também pode ajudar.

Há também objetos que podem refletir seu sinal, como espelhos e placas de metal. Evite que eles estejam entre a fonte do sinal e os usuários.

4. Desligue seu modem

Como qualquer outro aparelho eletrônico, o uso do roteador sem interrupção pode prejudicar o funcionamento a longo prazo. O ideal é que seja desligado, principalmente em períodos em que não será utilizado.

Alguns modelos recentes podem ser programados para reiniciar de tempos em tempos, mas se não for o caso do seu aparelho, tente fazer isso com certa frequência.

como melhorar o sinal da internet

Desligar seu roteador com frequência pode aumentar a vida útil do aparelho e melhorar sua conexão.

5. Use uma conexão de fibra óptica

Se você já tentou de tudo e quer melhorar ainda mais o sinal e a qualidade da sua rede, a solução ideal para você é utilizar uma internet de fibra óptica.

Esse material é feito de uma malha fina de vidro revestido por camadas de material isolante e tem o diâmetro de um fio de cabelo. Sua estrutura impede que esses filamentos sofram interferência externa ou que a conexão se disperse.

Veja o comparativo: conexões feitas através de fios de cobre chegam a uma velocidade média de 1,5 MB por segundo. Já pela fibra óptica, esse número costuma ser de 10 GB no mesmo período de tempo.

A Ligue é uma empresa especializada em serviços de telecomunicações que oferece internet fibra óptica de até 250 mega para as cidades de Campo Mourão, Peabiru, Araruna, Engenheiro Beltrão, Cianorte, Doutor Camargo, Jussara e Paiçandu, todas no Paraná. Clique no banner e confira nossos planos!

Banner para o site com os planos de Internet da Ligue.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *