Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como ter Internet via fibra óptica na minha casa?

A fibra óptica é um material flexível que possui a espessura de um fio de cabelo. É capaz de transmitir uma grande quantidade de dados por segundo. Por isso, essa tecnologia representa a forma mais rápida e eficaz de conexão com a internet disponível atualmente.

Continue lendo para entender melhor o que é, como funciona e como ter internet fibra óptica na sua casa.

Como funciona a fibra óptica?

Quando falamos sobre internet fibra óptica, estamos falando sobre a maneira como essa conexão é transmitida. Ou seja, através de um cabeamento feito desse material. Esses cabos são feitos de uma malha fina e flexível que possuem um potencial altíssimo na transmissão de dados.

A fibra óptica é composta por um núcleo, um revestimento e um recobrimento. A parte mais interna é formada por um filamento de vidro e revestida por outra camada de vidro com uma diferente densidade. Essas camadas juntas possuem a espessura de aproximadamente ⅛ de milímetro, semelhante a um fio de cabelo.

Esses fios são recobertos por um material com um índice muito baixo de refração. As informações são transmitidas de uma ponta a outra da fibra através de pulsos de luz, como em um sistema binário. A baixa refração permite que percorram milhares de quilômetros por segundo e não se percam no meio do caminho.

A junção de vários desses fios forma os cabos de fibra óptica. São novamente embrulhados com materiais de baixa refração, diminuindo ainda mais a perda de informação durante o processo.

Vantagens da fibra óptica

É possível citar muitos benefícios que a fibra óptica tem em relação a outros modelos de internet. Por ser transmitida através de luz em ambientes com baixíssima refração, a perda do sinal é muito difícil. Não é o caso da internet transmitida por ondas eletromagnéticas, em que a degradação pode ser muito grande.

A quantidade de informação que a fibra óptica pode transmitir também é muito maior que a de outros tipos de internet. Calcula-se que seria necessário um fio de cobre de 6 metros de diâmetro para transmitir a mesma quantidade de informação que um filamento óptico.

Essa tecnologia é capaz de enviar até 10 GB por segundo, tendo chegado a até 15,5 TB em um único canal. A quantidade de dados transmitidos por um fio de cobre no mesmo tempo gira em torno de 1,5 MB, e na conexão via rádio, 10 MB.

A internet por fibra óptica também é ecologicamente correta, já que para enviar um feixe de luz gasta-se menos energia do que o necessário para enviar um sinal elétrico, como é feito em outros modelos.

Por fim, a conexão é mais segura. Outros tipos de internet podem vazar sinais eletromagnéticos que não precisam de contato com o fio para ser interceptados. Portanto, é muito mais difícil que alguém mal intencionado tente hackear sua conexão por fibra óptica.

como ter internet fibra óptica

A internet fibra óptica é mais segura pois seu sinal é mais difícil de ser interceptado. / Foto: Glenn Carstens-Peters

Como ter internet fibra óptica?

A Ligue oferece internet fibra óptica para Campo Mourão, Peabiru, Araruna, Engenheiro Beltrão, Cianorte, Doutor Camargo, Jussara e Paiçandu, garantindo a estabilidade na conexão e a entrega da máxima capacidade do tráfego. A empresa oferece suporte local aos clientes e fornece serviços de qualidade.

Clique no banner e escolha o melhor plano para você!

Banner para o site com os planos de Internet da Ligue.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *