Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O que é um link dedicado de Internet?

Ter uma boa conexão com a Internet é fundamental para as atividades de qualquer empresa. Por mais “desconectado” que seja o segmento de atuação, sempre haverá algum processo que necessite de troca de dados online.

A maioria dos planos oferecidos por provedores de Internet são no modelo de conexões compartilhadas com vários usuários, o que deixa o preço do serviço mais acessível. Porém, há algumas desvantagens, dependendo do que a empresa necessita.

Em meio a esse cenário, há uma alternativa que promete melhorar a experiência de uso da rede para as empresas. Conheça, neste post, um pouco mais sobre o que é um link dedicado de Internet e suas vantagens sobre os planos convencionais. Boa leitura!

O que é um link dedicado de Internet?

Um provedor de Internet pode oferecer uma série de serviços diferenciados para empresas, e entre eles estão os links dedicados. Essa modalidade garante uma conexão exclusiva entre servidor e cliente, diferentemente dos planos convencionais — sujeitos a alguns imprevistos, que, para um negócio, podem significar perda de eficiência.

Hub de cabos de rede conectados.

Um link dedicado garante um caminho de conexão que não é compartilhado para fora da empresa que contratou o pacote.

Vantagens para as empresas

Um negócio que possua atividades que envolvam o envio e recebimento de dados pela Internet depende de uma rede com boa confiabilidade. Essa qualidade é garantida quando um link dedicado é contratado.

Isso acontece, pois, geralmente, esse tipo de serviço vem com um suporte diferenciado, oferecido pelo provedor, com atendimento especial para quando houver necessidade de manutenções ou resolução de problemas em geral.

Além disso, por se tratar de uma conexão que não é compartilhada com nenhum outro computador fora da rede da empresa, há uma maior segurança na troca de dados entre os computadores.

O serviço de link dedicado também pode assegurar ao cliente velocidades de envio e recebimento (upload e download, respectivamente) simétricas e correspondentes ao que foi contratado.

Ou seja, se o plano de Internet for de 100 Mbps — megabits por segundo — via fibra óptica, por exemplo, a empresa poderá usufruir, a qualquer horário do dia, de uma velocidade de download e upload de dados equivalente a essa quantia.

E-book: Fibra óptica.

A grande diferença de um link dedicado de Internet para um plano convencional é que, neste último, a velocidade contratada é a máxima de comunicação entre o computador e o servidor.

Dessa forma, a rede fica vulnerável a algumas oscilações, além de possuir, normalmente, uma velocidade de upload muito abaixo da de download. Essa instabilidade pode, dependendo da situação, prejudicar o funcionamento da empresa.

Por outro lado, a garantia de simetria e correspondência entre plano contratado e velocidade real permitem, também, que o cliente possa contratar um pacote que seja exatamente compatível com as suas necessidades.

Quando vale a pena investir em um link dedicado de Internet?

Todos esses benefícios se refletem no investimento necessário. Contratar um link dedicado de Internet, normalmente, é mais caro para a empresa, além de exigir uma instalação mais complexa do que a de um plano convencional.

Portanto, antes de tomar uma decisão, é importante que o negócio esteja alinhado e ciente de suas necessidades, para garantir que o pacote contratado traga o melhor custo-benefício possível.

Outro ponto de análise são as atividades da empresa. Se elas dependerem muito de uma boa conexão com a Internet, um link dedicado será uma boa opção.

A Ligue é uma provedora de Internet que atende cidades no estado do Paraná, oferecendo planos especializados de link dedicado para empresas. Clique no banner para conhecer os serviços!

Planos de Internet empresariais da Ligue.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *