Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

PABX Virtual: o que é e como funciona

A comunicação telefônica é um recurso que está presente na maioria das organizações, sendo fundamental para a rapidez na transmissão de informações e também na relação com clientes.

Porém, dependendo do tamanho da organização, uma estrutura com várias linhas telefônicas pode resultar em um grande investimento financeiro.

Hoje, com o avanço da Internet em alcance e velocidade, foi possível desenvolver o chamado PABX Virtual, que eleva as possibilidades de comunicação empresarial. Continue a leitura para conhecer mais sobre essa tecnologia!

PABX Virtual e VoIP: como funciona

O PABX Virtual é uma evolução de sistemas mais antigos, denominados simplesmente de PABX — sigla em inglês para Private Automatic Branch Exchange.

Essa tecnologia cria uma rede que interliga os aparelhos telefônicos de uma empresa a uma ou várias linhas externas, o que dá origem aos conhecidos “ramais telefônicos”.

Dentre as principais vantagens desse sistema, estão:

  • Custo-benefício: ao invés de contratar uma linha telefônica para cada aparelho da empresa, com o PABX é possível utilizar o sistema de ramais e diminuir os custos de infraestrutura;
  • Agilidade na comunicação interna: uma rede PABX permite que vários terminais estejam conectados e com rápida ação de chamada. Esse fator também aumenta a produtividade, agilizando processos internos;
  • Melhora no atendimento aos clientes: por meio das conexões entre ramais, é possível configurar um sistema de atendimento com várias estações disponíveis, permitindo que as chamadas sejam redirecionadas caso algum aparelho esteja ocupado.
Ambiente de trabalho com diversos terminais de comunicação.

Sistemas PABX permitem a multiplicação de terminais de atendimento em uma empresa, sendo muito valiosos em setores como Call Centers (Foto: Alex Kotliarskyi).

Mesmo com todas essas vantagens, o sistema PABX ainda requer a instalação física dos sistemas que conectam os terminais à rede central. Esse obstáculo foi superado com o advento do PABX Virtual.

Esse recurso depende de uma tecnologia denominada VoIP — Voice over Internet Protocol (IP) —, que significa, em termos gerais, a comunicação por meio de sinais digitais, atrelados ao endereço IP do computador.

Ou seja, a voz do remetente é transformada em uma série de sinais digitais, que caminham pela rede de Internet até serem interpretados pelo computador destinatário, que então converte os sinais digitais em áudio novamente.

Computador e smartphone com o aplicativo Skype.

Um dos aplicativos VoIP mais populares é o Skype (Foto: Tirza van Dijk).

Em geral, o PABX Virtual é instalado nos computadores das empresas, nos quais é necessário apenas possuir um microfone e uma saída de áudio para funcionar. Porém, esse sistema também pode funcionar em celulares e aparelhos telefônicos convencionais (com algumas adaptações).

Benefícios para empresas

Um sistema PABX Virtual utiliza da tecnologia VoIP para fornecer, basicamente, todas as funcionalidades que o PABX convencional pode oferecer, com algumas vantagens extras.

Escalabilidade

Por não depender de infraestrutura física, além dos equipamentos que serão utilizados nas comunicações (computadores, smartphones, entre outros), essa tecnologia possui uma maior facilidade de crescimento da rede.

Isso porque, para abrir um novo ramal para uma estação de trabalho, basta acionar a provedora do serviço para a liberação virtual e criação da conexão. Dessa forma, o processo não fica travado a equipamentos físicos e ganha velocidade de instalação.

Qualidade

A transmissão de voz por meio de sinais digitais garante maior fidelidade de som, no que diz respeito ao volume e à clareza. Assim, as chamadas possuem mais confiabilidade e o serviço de atendimento ganha em qualidade.

PABX Virtual: como adquirir

Os sistemas PABX Virtual oferecem vantagens para empresas, proporcionando a criação de redes de comunicação escaláveis e com boa confiabilidade.

Além disso, o preço e os custos são reduzidos, por não exigirem muita estrutura física, além dos equipamentos de comunicação e de uma boa conexão com a Internet.

A Ligue é uma provedora de Internet que atende cidades no estado do Paraná. Com um portfólio de serviços para pessoas e empresas, ela oferece uma série de soluções e, entre elas, o PABX Virtual. Clique no banner para saber mais!

pabx-virtual-ligue

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *