Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Plano de internet empresarial: o que é preciso saber antes de contratar

Ao montar um negócio, escolher um bom plano de internet empresarial é indispensável. É necessário ter uma conexão que atenda às demandas e que disponha de um preço acessível.

Porém, quais são os principais fatores a serem levados em conta durante a contratação desse serviço? E qual é o melhor plano custo-benefício?

Os planos de internet residenciais e empresariais têm algumas diferenças. Isso porque, para cada uma das situações, há uma logística e uma estrutura específica.

Continue a leitura para entender o que é preciso saber antes de contratar um plano de internet empresarial!

Conexão dedicada

Uma dos principais fatores de um bom plano empresarial é a conexão dedicada. Trata-se da entrega da capacidade máxima de acordo com o plano contratado com monitoramento durante o ano todo.

Além disso, é muito importante que haja simetria na conexão, ou seja, a mesma velocidade de download e upload. Isso garante a qualidade em chamadas de vídeo e envio de arquivos, por exemplo.

plano de internet empresarial

Em um plano empresarial, é muito importante que haja uma conexão dedicada.

IP Fixo

O endereço de IP é um código que serve como identificador do seu dispositivo para a rede, seja um computador, smartphone, impressora ou roteador. Ele pode ser tanto fixo ou mudar todas as vezes que seu aparelho é iniciado.

Para uma rede empresarial, é essencial que haja um IP fixo, já que o processo de renovação pode retardar sua conexão. Além disso, ao ser reiniciado, é possível que dois ou mais computadores adotem o mesmo número, causando conflito na rede.

Em muitos casos, você ainda pode utilizar o IP fixo como servidor para criar sites e e-mails individuais para os funcionários, sem terceirizar esse serviço.

Número de pessoas

Um fator muito importante a ser levado em conta ao contratar um plano de internet empresarial é o número de pessoas que vai utilizar a rede. Uma vez que essa quantidade costuma ser maior que em uma situação residencial, é preciso que a conexão chegue a todos com a mesma qualidade.

Um cálculo comum é o de número de dados por pessoa que utiliza a rede. Por meio dessa estimativa, é possível saber, em média, qual a velocidade ideal de internet para a sua empresa. Os usuários podem ser divididos entre:

1. Básicos: redes sociais, acesso a notícias e documentos e buscas. O consumo varia entre 1MB e 5MB por usuário.

2. Moderados: serviços de armazenamento de arquivos na nuvem, vídeos. O consumo varia entre 5MB e 10MB por usuário.

3. Avançados: usuários que baixam filmes e séries, jogam online e consomem serviços de streaming. O consumo pode chegar a 100MB por usuário, dependendo da frequência.

De acordo com essa estimativa, calcule quantos dados por pessoa serão utilizados na sua empresa. Assim, será possível concluir qual dos planos terá um melhor rendimento e conseguirá atender a todos.

plano de internet empresarial

Antes de contratar o plano, faça a média de quantos dados serão consumidos por pessoa na empresa.

Tipo de empresa

Tomando como base o raciocínio de número de pessoas e uso de dados, é válido considerar o modo de trabalho da sua empresa. Lidar com o envio e recebimento de documentos pesados diariamente exige uma melhor conexão que apenas enviar e-mails, por exemplo.

Mesmo sabendo a quantidade de dados individual, faça uma análise de acordo com tipo da empresa. Esse fator poderá influenciar na quantidade de dados consumidos ao mesmo tempo e por dia, o que acaba exigindo mais do plano de internet.

Provedor de qualidade

Não há como ter tantos benefícios para a sua empresa sem contratar um provedor com competência, como a Ligue. Investir em bons serviços trará inclusive mais produtividade e qualidade para a sua empresa.

A Ligue oferece planos empresariais de internet fibra óptica com velocidade simétrica e entrega da capacidade total. Clique no banner abaixo para conferir!

plano de internet empresarial

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *