Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Qual o melhor plano de internet para você?

Escolher um plano de internet não é tarefa fácil. As definições de cada oferta vêm acompanhadas de palavras e números que nem sempre ficam claros.

Além disso, para saber qual o melhor plano de internet, você deve pensar sobre algumas variáveis.

Continue a leitura para descobrir quais fatores são esses e qual o melhor plano de internet para você!

Velocidade do plano

Os pacotes de internet são vendidos por “mega” ou Mbps (mega bits por segundo). Apesar disso, a utilização de dados em aplicativos e navegadores é medida por MB/s (megabytes por segundo). São unidades diferentes, embora muitas vezes haja confusão entre as duas.

No primeiro caso, é utilizado como base o número de bits, que é a menor unidade de um computador. Já o segundo diz respeito ao número de bytes, que é um conjunto de 8 dígitos binários.

Ou seja, quando você contrata uma internet de 50 mega, o número de dados que você recebe não é de 50 MB/s, mas de 6,25 MB/s, ou seja, o valor total de dados dividido por 8.

Para saber qual o melhor plano de internet, analise qual a quantidade de dados por segundo necessária nos seus afazeres.

Utilização da conexão

A maneira como você utiliza sua conexão também pode influenciar na escolha do plano.

Supondo que você more sozinho e contrate um plano de 25 mega. Se sua conexão for utilizada para baixar filmes ou jogar online, provavelmente a internet não funcionará corretamente. Isso porque esse tipo de uso exigirá uma maior quantidade de dados.

Para facilitar na compreensão do seu caso, é possível separar o uso da internet em três perfis:

1. Básico: usuários que utilizam redes sociais, enviam mensagens e assistem vídeos no YouTube ocasionalmente. O consumo varia entre 1MB e 5MB por usuário, e é recomendado um plano 50 mega.

2. Moderado: usuários que, além de redes sociais e YouTube, baixam filmes, consomem Netflix e utilizam serviços de armazenamento de arquivos na nuvem. O consumo varia entre 5MB e 10MB por usuário, e é recomendado um plano de 100 mega.

3. Avançado: usuários que baixam filmes e séries, jogam online e consomem serviços de streaming. O consumo varia entre 5MB e 10MB por usuário, e é recomendado um plano de pelo menos 150 mega.

qual o melhor plano de internet

Antes de escolher seu plano, tenha em mente a forma como sua conexão será utilizada.

Download e upload

O download é utilizado ao baixar arquivos, assistir Netflix e YouTube, ouvir músicas por streaming, acessar sites, ler notícias, entre outros. É o tipo de conexão usada quando você está recebendo dados.

Já o upload ocorre quando você envia dados. Ou seja, quando você envia e-mails, sobe arquivos para a nuvem ou envia fotos e vídeos nas redes sociais.

É comum que esses tráfegos ocorram ao mesmo tempo em situações como jogos online, videoconferências, ligações por aplicativos.

Para que sua internet tenha uma boa estabilidade, o ideal é que a velocidade de download e upload seja a mesma.

Número de usuários

Outro fator a ser levado em consideração é o número de pessoas que deve utilizar a mesma conexão. Dependendo da quantidade e como ela será utilizada por cada um, pode influenciar na escolha de qual o melhor plano de internet para você.

Se você divide uma conexão caseira com mais duas pessoas, mas todos fazem uso de acordo com o perfil avançado, pode ser que a internet não funcione corretamente. Nesse caso, invista em planos maiores.

Se você precisa de um plano empresarial, entre em contato com o provedor. Esse tipo de plano precisa de uma maior estabilidade, já que será utilizado por um número grande pessoas.

qual o melhor plano de internet

O número de pessoas conectadas à internet pode exigir um plano de mais dados.

Custo-benefício

O preço é um dos principais fatores que influencia na decisão de contratação. Porém, contratar o plano mais barato apenas por essa razão pode render dores de cabeça a longo prazo.

Isso porque se a sua demanda for maior que o pacote de dados disponível, a conexão pode ficar muito lenta.

Se sua prioridade é achar o menor custo possível, enumere antes as suas necessidades com relação à internet.

Fibra óptica

É o tipo de conexão mais moderno atualmente. A internet por fibra óptica é mais segura, não sofre interferência e é capaz de transmitir mais dados por segundo. Escolher um plano de internet por fibra óptica pode garantir mais estabilidade e velocidade.

A Ligue oferece planos de internet residenciais e empresariais de 25 a 250 mega. A conexão é feita inteiramente por fibra óptica, garantindo a entrega da máxima capacidade do tráfego. Clique no banner abaixo para conhecer!

Banner para o site com os planos de Internet da Ligue.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *