Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Segurança digital nas empresas: como aplicar?

Atualmente, a maioria das atividades de trabalho necessita de conectividade com a Internet. Como consequência, alguns obstáculos surgem, no que diz respeito à integridade das informações de uma organização.

Ataques virtuais são uma realidade. Explorando brechas nas barreiras de segurança, pessoas mal intencionadas podem tentar roubar dados valiosos para o negócio, ou apenas derrubar os sistemas e prejudicar o funcionamento das atividades.

Dessa forma, manter as informações de uma empresa seguras é um desafio e um dos pilares de uma boa gestão nos tempos atuais. Confira, a seguir, dicas de segurança digital para empresas!

Mantenha todos os softwares atualizados

Todos os dias, novos vírus de computador são criados. Ao mesmo tempo, grande parte dos softwares, principalmente do Windows, recebem atualizações para incrementar a segurança contra essas ameaças.

Portanto, manter todos os softwares de uma empresa sempre atualizados pode aumentar, mesmo que indiretamente, as camadas de proteção dos dados da empresa.

Banner para o e-book sobre Fibra Óptica.

Utilize programas de proteção de dados

Apostar em programas como firewall e antivírus é uma boa estratégia de segurança digital nas empresas. Por mais que eles não sejam cem por cento à prova de falhas, são essenciais para bloquear pelo menos a maioria das ameaças mais comuns.

Um programa de antivírus vai cuidar de softwares maliciosos, que podem vir de diversas fontes, como pen drives infectados e sites da Internet. Como complemento, os softwares de firewall trabalham bloqueando acessos à rede sem autorização.

Trabalhe com cópias de segurança (backups)

Fazer cópias dos arquivos de uma organização ajuda a diminuir o risco de imprevistos e perda de arquivos. Os backups podem ser feitos de forma física, utilizando computadores dedicados, ou também por meio da nuvem (cloud computing), fazendo upload dos dados para servidores externos.

Alguns serviços desse tipo são o Dropbox, Google Drive e OneDrive. Todos eles possuem planos empresariais. Para além dessas plataformas, algumas empresas oferecem ferramentas de backup mais personalizadas para bancos de dados, como a HP.

HDs instalados em um servidor.

Estabeleça procedimentos de segurança

Uma das melhores dicas de segurança digital nas empresas é estabelecer regras e procedimentos, como:

  • Senhas temporárias, que sejam trocadas periodicamente. O ideal é que cada usuário, dentro da empresa, possua senhas exclusivas, que também devem ser apagadas do banco de dados, a partir do momento em que essas pessoas saem da organização;
  • Políticas de confidencialidade, para delimitar o acesso a informações sigilosas, confiando permissões apenas às pessoas autorizadas e mediante políticas claras de compartilhamento de dados;
  • Treinamento para todos os envolvidos, trazendo informação para quem realiza as atividades de trabalho. Dessa forma, é possível criar um ambiente mais cooperativo e com mais engajamento para manter as boas práticas.

Esses mecanismos ajudam a prevenir falhas humanas ao estabelecer limites de sistema, que não dependem de ações humanas.

Utilize uma conexão de Internet confiável

Outro fator determinante na segurança é possuir uma conexão de Internet confiável, que ofereça estabilidade de sinal e suporte para eventuais imprevistos. A Ligue é uma provedora de Internet via fibra óptica, que atende cidades no Paraná. Clique aqui para conhecer os planos para empresas!

Banner para a página com os planos empresariais da Ligue.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *