Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fibra óptica: a que velocidade essa tecnologia pode chegar?

Muito se fala sobre a velocidade da fibra óptica, modelo de conexão com a internet mais veloz atualmente. Mas quantos dados por segundo será que essa tecnologia é capaz de transmitir?

Continue lendo para descobrir mais sobre a fibra óptica e sua velocidade!

O que é fibra óptica?

Esse nome é dado ao tipo de cabeamento utilizado para a transmissão de sinal de internet. Feito de fibras de vidro ultrafinas, similares a um fio de cabelo, oferece baixo índice de refração e propriedades condutoras de luminosidade.

Para ser produzida, o vidro é esticado até ficar com uma espessura de ⅛ de milímetro e sem nenhuma impureza. Em seguida, é agrupado a outras fibras e revestido por materiais de baixa refração, diminuindo ainda mais a perda de sinal.

Na fibra óptica, o sinal é transmitido de uma ponta a outra do cabo através de pulsos de luz, que piscam diversas vezes por segundo. O receptor lê, interpreta esse sinal, que é similar a um código binário, e transforma em uma representação digital.

Ou seja, em uma ponta da fibra óptica, uma luz pisca muito rapidamente. Ao ser recebida, é interpretada como informação e transformada na internet que utilizamos.

velocidade fibra óptica

A transmissão de sinal na fibra óptica se dá através de sinais de luz.

Velocidade da fibra óptica

Por ser transmitida através de sinais luminosos, é possível imaginar que a velocidade da fibra óptica pode chegar a números muito altos. Em um meio perfeito como o vácuo, a luz chega a percorrer 300 milhões de metros por segundo.

A unidade utilizada para medir a rapidez de um sinal de internet é a quantidade de dados que ela transmite por segundo. Portanto, quanto maior o número de informações, mais veloz é a conexão.

A internet via cabo coaxial (ou seja, por fios de cobre), a conexão é transmitida através de pulsos eletromagnéticos. Esse material, porém, pode sofrer interferências, perdendo velocidade. O mesmo ocorre com outros tipos de transmissão, como a internet via rádio.

Por isso, uma conexão via cabo coaxial transmite em média 10 Mbps, e uma via rádio, 5 Mbps.

Já a fibra óptica não tem problemas em relação à interferência e praticamente não sofre perdas durante o caminho até o receptor, pois é feita de um material que conduz muito bem a luz. Isso garante uma internet mais estável e veloz.

velocidade fibra óptica

A internet fibra óptica é muito resistente a perdas e interferências.

A velocidade média de uma internet via fibra óptica pode variar de 25 Mbps até 250 Mbps. Entretanto, esse não é o limite: a conexão por fibra óptica supera constantemente o próprio recorde.

Recentemente, em uma pesquisa da National Institute of Information and Communications Technology, no Japão, a fibra óptica chegou a transmitir 159 Tb/s por mais de mil quilômetros.

Um Terabit (Tb) equivale a um milhão de Megabits (Mb). Isso significa que, em um segundo, a fibra óptica foi capaz de transmitir 15 milhões de vezes a quantidade usual de dados de uma conexão coaxial.

A distância desse percurso foi equivalente à entre Curitiba e Belo Horizonte, uma viagem que, de carro, demoraria cerca de 13 horas.

Isso tudo demonstra que essa tecnologia está em constante expansão, resultando em novas melhorias todos os dias. A tendência é que a fibra óptica chegue a velocidades cada vez maiores.

Como ter internet fibra óptica?

Hoje, existem empresas especializadas em internet via fibra óptica. É o caso da Ligue, uma provedora paranaense que oferece planos residenciais e empresariais de até 500 mega.

Clique no banner abaixo para encontrar o plano ideal da Ligue para você!

velocidade fibra óptica

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *